Através de uma boa gestão empresarial sempre se buscam as estratégias para o crescimento da empresa. Cada negócio é único e tem suas características específicas. Assim, é evidente que as ações empresariais e o planejamento estratégico devem estar alinhados com estas especificidades.
Entretanto, há pontos gerais que devem ser considerados pelos gestores. Alguns desses pontos serão tratados neste artigo. Traremos estratégias que abarcam questões de grande relevância e que podem ser decisivas para impulsionar o crescimento de sua empresa.
Defina o seu diferencial
Avalie o mercado, seu público alvo e a concorrência. Qual é a característica que diferencia o seu produto ou serviço dos demais? O “diferencial” é um ponto estratégico crucial para as empresas que querem expandir sua atuação.
Com efeito, este diferencial pode se encontrar em qualquer característica do produto, preço, atendimento, qualidade, exclusividade, tecnologia, dentro outros aspectos. Mas, é importante que seja realmente um elemento que caracterize a empresa e que a distinga das demais. É importante ressaltar que anunciar uma característica como diferencial quando não é, pode comprometer a confiabilidade perante o público.
Ademais, mesmo que não haja concorrência direta, é interessante definir o que o seu produto ou serviço aporta em termos de exclusividade. Qual o diferencial que ele traz para os clientes? Evidentemente, estas características devem ser ressaltadas na apresentação.
Defina o seu público-alvo e consumidor ideal
Parte importante do planejamento estratégico é definir o público alvo do negócio. Isso significa definir o perfil do cliente, suas necessidades, demandas, bem como hábitos de consumo. Essas informações permitem ajustar a atividade empresarial, contribuindo para a eficiência dos processos.
O conceito de consumidor ideal abarca ainda mais elementos ao perfil do cliente, como desafios, estilo de vida, hobbies, mídias de preferência, etc. A ideia é afinar ao máximo possível o estilo, os desejos e as necessidades do cliente.
Com as informações reunidas e avaliadas, é possível passa à fase de construir produtos ou serviços que atendam aos clientes e planos de marketing que atinjam com eficácia o público-alvo.
Satisfaça a necessidade do seu cliente
Outro aspecto muito importante é entender a necessidade do cliente e promover soluções. Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas, com o tempo, perdem qualidade, deixando de atender demandas reais. Ao crescer, por vezes de forma desordenada, se pode acabar negligenciando a atenção ao cliente e a identificação de certas sutilezas de sua demanda real.
Em todo processo de expansão empresarial, é necessário garantir que a qualidade seja integralmente mantida. Crescer não pode significar negligenciar o cliente ou comprometer a eficiência na prestação do serviço, tampouco a qualidade do produto.
Antes da expansão, a empresa deve estar preparada para o aumento no fluxo de clientes. Crescer sem preparo pode significar retrocesso na relação com o público-alvo, bem como a perda de espaço no mercado anteriormente conquistado.
Não basta entregar um determinado produto ou serviço. A atividade empresarial deve garantir que a experiência de consumo seja satisfatória e agradável. O cliente deve estar confiante de que recebeu o melhor atendimento, melhor produto e melhor serviço.
Encontre a necessidade humana que a sua empresa atende
A atividade empresarial mudou radicalmente de enfoque. Antes empresas lançavam produtos no mercado e os clientes que deveriam adaptar-se às ofertas. Atualmente, as são as empresas que devem realizar ofertas adequadas aos desejos e necessidades do cliente.
O ideal não é atender somente às necessidades corporativas. O que se busca, atualmente, é atender às necessidades humanas e, inclusive, às questões psicológicas e mais subjetivas, ademais de propor modelos sustentáveis e adequados ao novo contexto sócio-econômico mundial.
O novo paradigma social está guiando as modernas formas de produção e consumo. Adaptação é sobrevivência. Ademais, este enfoque também contribui para uma maior vinculação entre o cliente e a marca, promovendo satisfação, engajamento e fidelização do cliente.
Planejamento das finanças
Planejamento financeiro é fundamental, não somente para equilíbrio entre custos e rentabilidade, mas para permitir e proporcionar expansão da empresa. É necessário investir para crescer e somente empresas saudáveis e estáveis podem reunir o necessário para realizar esse movimento.
É fundamental ajustar despesas e receitas, respeitar prazos de pagamentos e recebimentos. Controle do capital de giro também é crucial. Além disso, é interessante traçar um fluxo de caixa e mantê-lo como base para as decisões diárias.
Antes de qualquer ação para expansão empresarial, é necessário implementar as medidas cabíveis para garantir a saúde financeira do negócio. Dentre estas medidas, está a avaliação constante para evitar desperdícios e falhas na cadeia produtiva.
Defina objetivos empresariais
Definir objetivos empresariais claros e precisos é imprescindível tanto para o crescimento empresarial, quanto para a própria manutenção do negócio. Portanto, há que se definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, a atuação empresarial é guiada no sentido desejado.
Planejar não é ser engessado e inflexível, pelo contrários. Planos podem ser revisados e ajustados. No entanto, é interessante ter metas claras e um plano de ação executável, atuando cotidianamente de acordo com este planejamento para atingir objetivos.
Através do plano estratégico são definidas ações efetivas. Este roteiro é construído considerando o estado atual da empresa, assim como o estado em que se deseja que ela esteja em um período de tempo específico.
Portanto, possuir objetivos definidos e um plano de ação claro guia gestores e colaboradores em suas práticas diárias. A possibilidade de alcançar os resultados se torna muito mais possível, o trabalho é otimizado e os produtos ou serviços chegam de forma melhor ao consumidores.
Planos estratégicos bem estruturados são essenciais para um crescimento escalável. Com o foco no crescimento desejável, as ações cotidianas são pautadas em metas específicas e em objetivos claros. Isso permite um crescimento contínuo da empresa.
Evidentemente, todo crescimento empresarial demanda esforço, dedicação, constância e tempo. Respeitando as especificidades de cada negócio, os elementos e estratégias mudam. Mas, organização, planejamento e definição de objetivos é uma tarefa necessária para qualquer tipo de negócio.
Conclusão
Os pontos tratados ao longo do texto são fundamentos de ações estratégicas que devem ser pensados conjuntamente. Cada elemento deve harmonizar-se com o perfil do negócio, sua situação atual e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Pensar na gestão sistemicamente, integrando diferentes setores e serviços, otimiza toda a linha de produção, traz eficiência na execução e possibilita uma melhor de produtos ou serviços. Portanto, eficiência e qualidade são essenciais para crescer orgânica e escalonadamente.
Ao contrário do que pode parecer, num primeiro momento, investimento em consultorias e seguros não são custos, mas investimentos que auxiliam na estruturação do plano estratégico. É, assim, possível direcionar o progresso e melhorar a gestão.
Um planejamento estratégico planifica as ações presentes e futuras, além de fazer uma avaliação dos riscos e traçar medidas alternativas. Um negócio bem estruturado está preparado para enfrentar adversidades e desafios.
Por fim, o empresário não precisa estar sozinho para enfrentar contingências diárias, tampouco para traçar todo o planejamento estratégico. Existem profissionais habilitados, confiáveis e plenamente capacitados para atuações específicas, em serviços de consultoria, com o suporte contínuo de assessorias e mesmo com o apoio de seguradoras.