O Brasil vem enfrentando uma crescente incidência de fraudes. Essa realidade abala a confiança da empresa não apenas perante os consumidores, mas também no mercado em geral.
A prevenção e a identificação das causas raízes, é essencial para proteger a reputação e os recursos da empresa. No texto a seguir, vamos abordar o assunto com mais profundidade e mostrar como se prevenir de fraudes.
Qual o cenário de fraudes no Brasil?
Se você prestar atenção nos noticiários, é frequente encontrar manchetes que relatam “novo golpe sendo aplicado”. Além disso, é comum ouvirmos histórias de pessoas em nosso círculo social que foram vítimas.
Infelizmente é um cenário que se repete em inúmeros setores, como: Financeiro, Varejo, E-Commerce, Telecomunicações, Saúde, Seguros, Logística e Transporte, Energia e Utilidades, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Folha de Pagamento, Alimentação e Agricultura, Construção e Imobiliário.
Profissionais que atuam diariamente em departamentos jurídicos sabem que o cenário é muito pior do que qualquer manchete em um jornal. Acontece que, existe solução para tratar desse problema tão crescente.
Ao aplicar a tecnologia é possível identificar e analisar dados, como o número de processos, o crescimento desses processos e a causa raiz deles.
Como o uso da tecnologia ajuda a identificar fraudes?
Alinhando o uso da tecnologia com a expertise dos profissionais, é possível extrair conhecimento e identificar a causa raiz dos processos e prevenir a empresa de fraudes.
Para exemplificar, vamos expor dois cases atendidos aqui na EHTS.
O primeiro é de uma varejista que sofria com processos relacionados a não entrega de produtos. Já o segundo case é de uma incorporadora que precisava determinar os valores a serem incluídos no custo de cada projeto imobiliário.
Case 1 – Como identificamos a causa de 64% dos processos judiciais enfrentados por um e-commerce.
Um e-commerce estava tendo que lidar com inúmeros processos e 64% desses processos eram relacionados a falhas na entrega. Após uma análise criteriosa e junção de dados que estavam espalhados em outros departamentos, como o departamento logístico, foi possível verificar fraudes com a transportadora.
Essa fraude foi identificada pois a maior parte dos processos eram relacionados a uma área de entrega específica, podendo indicar dificuldade logísticas, desvio de rota ou mercadoria ou outros fatores que podem influenciariam. No entanto, foi identificado uma fraude na transportadora.
A EHTS ofereceu uma solução utilizando analytics, onde foi possível descobrir a causa raiz do problema, gerar inteligência de gestão para a empresa e identificar falhas. Após todo o apontamento feito pela nossa solução, os gestores estarão munidos de informações para saber o que fazer e por onde começar a investigar, caso tenha aumento novamente de processos semelhantes.
Case 2 – Identificação e precisão de custos reais para uma incorporadora
O Valor Geral de Vendas (VGV) é a soma de um potencial de venda de empreendimento imobiliário. Caso o custo de cada empreendimento seja maior do que o previsto, o VGV cai e gerando menos lucro para a incorporadora.
Com a solução oferecida pela EHTS, foi possível identificar o valor a ser incluído como mais um componente do custo de cada empreendimento. Esses valores foram definidos cruzando dados de fontes diferentes, como processos judiciais, escrituras, balanços de SPEs (Sociedade de Propósito Específico) e cronograma de obras.
Foram levantadas questões como:
– Existe relação entre o tamanho da unidade, valor do m² e o volume das ações?
– Qual valor é necessário incluir como custo para compor o VGV?
– Existem regiões mais propensas a entrar com processos?
São hipóteses levantadas por nós, que são completamente necessárias para chegar à causa raiz.
Após a junção dos dados, foi possível identificar possíveis cenários. A partir disso, os cenários foram cruzados e testados com a realidade da Incorporadora em questão e identificado o valor a ser incluído como mais um componente de custo de cada empreendimento. Evitando valores excessivos ou insuficientes, aumentando a credibilidade da incorporadora.
Em ambos os casos, as empresas atendidas passaram a ter menos custos com processos judiciais, mais inteligência de gestão e identificação de falhas em processos.
Como foram extraídas as conclusões necessárias?
Apesar de soluções entregues pela EHTS totalmente diferentes, existe um ponto comum entre os dois cases. Esse ponto é o uso de dados.
Acontece que nenhum software é capaz de se adaptar para todas as empresas, identificar fraudes e entregar uma inteligência capaz de reduzir o custo e volume de processos.
Com o nosso serviço de modelagem de causa raiz, identificamos e validamos possíveis geradores de processos, a fim de resolver as questões. Para isso, é feita uma análise personalizada, considerados os seguintes pontos:
- Coleta de Dados no processo judicial
Nessa etapa, é levantada quais são os processos mais comuns e a motivação deles.
- Análise dos Dados
A análise de dados envolve a coleta não apenas do departamento jurídico, mas também de outros setores da empresa que podem fornecer informações.
- Identificação de padrões suspeitos
Após a análise de dados, é possível levantar determinados padrões por meio da combinação de fontes de dados diferentes.
- Construção de Hipóteses
Com a junção entre tecnologia e profissionais, hipóteses começam a serem levantadas.
- Validação e Testes
Com as hipóteses levantadas, é necessário testá-las e verificar a precisão da inteligência obtida.
- Possíveis caminhos a serem tomados a partir dos resultados
Com base nos resultados obtido, são explorados os caminhos para tomada de decisão mais assertiva para cada realidade.
A EHTS entrega uma modelagem de causa raiz considerando as características individuais de cada empresa, visando a redução de custos, redução de processos, otimização de fluxos, processos e gestão.
Além disso, com o nosso modelo é possível extrair uma inteligência que auxilia na definição de objetivos através de dados e implementa uma cultura analítica entre as áreas e os colaboradores.